O lar não será mais o mesmo. Nem o real, nem o virtual. Porque, afinal, tudo na vida muda. As palavras, os fatos, os atos, os sonhos (daqueles de guardar no travesseiro ou daqueles da padaria da esquina), a cama, a mesa, o banho, a companhia, os livros, os desejos e anseios.
terça-feira, 18 de março de 2014
DIABETES.....
O pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio denominado insulina. Este hormônio é responsável pela regulação da glicemia (glicemia: nível de glicose no sangue). Para que as células das diversas partes do corpo humano possam realizar o processo de respiração aeróbica (utilizar glicose como fonte de energia), é necessário que a glicose esteja presente na célula. Portanto, as células possuem receptores de insulina (tirosina quínase) que, quando acionados "abrem" a membrana celular para a entrada da glicose presente na circulação sanguínea. Uma falha na produção de insulina resulta em altos níveis de glicose no sangue, já que esta última não é devidamente dirigida ao interior das células.
Visando manter a glicemia constante, o pâncreas também produz outro hormônio antagônico à insulina, denominado glucagon. Ou seja, quando a glicemia cai, mais glucagon é secretado visando restabelecer o nível de glicose na circulação. O glucagon é o hormônio predominante em situações de jejum ou de estresse, enquanto a insulina tem seus níveis aumentados em situações de alimentação recente.
Como a insulina é o principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pela maioria das células a partir do sangue (principalmente células musculares e de gordura, mas não células do sistema nervoso central), a sua deficiência ou a insensibilidade de seus receptores desempenham um papel importante em todas as formas da diabetes mellitus.
Grande parte do carboidrato dos alimentos é convertido em poucas horas no monossacarídeo glicose, o principal carboidrato encontrado no sangue. Alguns carboidratos não são convertidos. Alguns exemplos incluem a frutose que é utilizada como um combustível celular, mas não é convertida em glicose e não participa no mecanismo regulatório metabólico da insulina / glicose; adicionalmente, o carboidrato celulose não é convertido em glicose, já que os humanos e muitos animais não têm vias digestivas capazes de digerir a celulose.
A insulina é liberada no sangue pelas células beta (células β) do pâncreas em resposta aos níveis crescentes de glicose no sangue (por exemplo, após uma refeição). A insulina habilita a maioria das células do corpo a absorverem a glicose do sangue e a utilizarem como combustível, para a conversão em outras moléculas necessárias, ou para armazenamento. A insulina é também o sinal de controle principal para a conversão da glicose (o açúcar básico usado como combustível) em glicogênio para armazenamento interno nas células do fígado e musculares. Níveis reduzidos de glicose resultam em níveis reduzidos de secreção de insulina a partir das células beta e na conversão reversa de glicogênio a glicose quando os níveis de glicose caem.
Níveis aumentados de insulina aumentam muitos processos anabólicos (de crescimento) como o crescimento e duplicação celular, síntese proteica e armazenamento de gordura.
Se a quantidade de insulina disponível é insuficiente, se as células respondem mal aos efeitos da insulina (insensibilidade ou resistência à insulina), ou se a própria insulina está defeituosa, a glicose não será administrada corretamente pelas células do corpo ou armazenada corretamente no fígado e músculos. O efeito dominó são níveis altos persistentes de glicose no sangue, síntese proteica pobre e outros distúrbios metabólicos, como a acidose.
Quando a concentração de glicose no sangue está alta (acima do limiar renal), a reabsorção de glicose no túbulo proximal do rim é incompleta, e parte da glicose é excretada na urina (glicosúria). Isto aumenta a pressão osmótica da urina e consequentemente inibe a reabsorção de água pelo rim, resultando na produção aumentada de urina (poliúria) e na perda acentuada de líquido. O volume de sangue perdido será reposto osmoticamente da água armazenada nas células do corpo, causando desidratação e sede aumentada.
Quando os níveis altos de glicose permanecem por longos períodos, a glicose causa danos ao sistema circulatório da retina, levando a dificuldades de visão conhecidas como retinopatia diabética. A visão borrada é a reclamação mais comum que leva ao diagnóstico de diabetes; o tipo 1 deve ser suspeito em casos de mudanças rápidas na visão, ao passo que o tipo 2 geralmente causa uma mudança mais gradual.
quarta-feira, 12 de março de 2014
sexta-feira, 7 de março de 2014
Bronquite Asmatica
O que é:
A bronquite asmática é a inflamação dos brônquios pulmonares, que são locais por onde o ar passa, causada por uma alergia e por isso muitas vezes ela também é chamada de bronquite alérgica.
A bronquite asmática é uma doença que não se "pega" pois ela não é transmissível de um indivíduo para o outro. Suas causas estão relacionadas a alergia respiratória.
Sintomas da bronquite asmática
Os sintomas da bronquite asmática podem ser:
Dificuldade para respirar;
Pode haver tosse com catarro;
Pode haver febre, mas isto não é muito comum;
Sons audíveis quando o indivíduo respira;
As pontas dos dedos e a boca podem ficar arroxeadas devido a falta de oxigênio no organismo.
Os sintomas da bronquite asmática podem surgir em qualquer momento e em qualquer idade e, por isso, é importante seguir o tratamento com o uso dos remédios receitados pelo médico.
O diagnóstico da bronquite asmática pode ser feito pelo pneumonologista através da observação dos sintomas, ausculta dos pulmões e através do teste de espirometria e do teste de alergia.
Bronquite asmática tem cura?
A bronquite asmática pode ter cura quando a alergia que causa a bronquite consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com a toma de determinadas vacinas indicadas pelo médico pneumologista. No entanto, em muitos casos, como a alergia não pode ser curada, a bronquite asmática pode não ter cura.
Tratamento da bronquite asmática
O tratamento para bronquite asmática pode ser feito com o uso de medicamentos que fluidificam as secreções, desinflamam a região e facilitam a passagem do ar, receitados pelo médico pneumologista. Alguns exemplos de remédios para bronquite asmática são o Ventilam e o Symbicort, que são uma espécie de "bombinha" que o indivíduo deve levar para todos os lugares para onde for e usar sempre que sentir falta de ar.
A fisioterapia também pode ser um recurso para o tratamento da bronquite asmática, sendo útil para melhorar a capacidade respiratória e eliminar as secreções. Os exercícios respiratórios fortalecem os músculos envolvidos na respiração, expandindo a capacidade pulmonar e por isso pode ser útil dentro e fora da crise.
A bronquite asmática na gravidez também pode ser tratada da mesma forma, com o uso dos medicamentos que a mulher já utiliza habitualmente para tratar a asma.
Links úteis:
Remédio caseiro para bronquite asmática
Tratamento da asma
Truques para lidar com a asma
AÇUCAR FAZ MAL A TUA SAUDE
O açúcar faz mal à saúde pois além de estar intimamente relacionado à diabetes, para digeri-lo o organismo utiliza vitaminas e minerais de outros alimentos ou de reservas do próprio corpo.
O açúcar refinado contém uma grande quantidade de calorias, que contribui para o acúmulo de gorduras, especialmente na barriga. Ele pode até irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos, e formação de cálculos na vesícula biliar.
A trombose coronariana, problemas de estômago, cáries, varizes, hemorróidas e distúrbios emocionais são outras doenças causadas pelo consumo excessivo do açúcar branco refinado. A prisão de ventre e outros problemas intestinais ocorrem devido à alta concentração de sacarose e à falta de vitaminas, fibras e minerais no açúcar.
A maior parte do açúcar consumido está "escondido" em refrigerantes, sobremesas, cereais matinais e nas receitas doces. Quando o indivíduo observa estes alimentos sente desejo em ingeri-los porque quando eles chegam ao estômago são absorvidos e levam a que o cérebro liberte dopamina, uma substância que provoca um efeito viciante, como o sentido em casos de droga.
Assim, o ideal é ir diminuindo gradativamente a quantidade de açúcar pouco a pouco para uma reeducação do paladar e cerebral, de modo que seja possível eliminá-lo completamente da alimentação e optar por alimentos em sua condição natural, sempre que possível.
SININHO ATIVISTA MCC
“Sininho”, como vocês sabem, é o apelido, assim, chuca-chuca, “tinker bell”, de uma mulher de 28 anos chamadas Elisa de Quadros Pinto Sanzi (acima, em foto de Gabriel de Paiva, da Agência Globo). É aquela jovem sem ocupação conhecida — parece não precisar de emprego… — que se oferece, assim, para ser uma espécie de porta-voz, melhor amiga e relações-púbicas dos black blocs. A nossa imprensa a chama de “ativista” — o contrário, creio, deve ser “passivista”. Os pobres do Rio não simpatizam com ela, mas ela quer falar em nome deles. Ontem, tentou pegar um ônibus, mas os passageiros não permitiram a entrada da “patricinha hipócrita” (leia post na home), embora ela ostentasse a palavra “favela” na camiseta.
Leio o seguinte trecho em de Sérgio Ramalho e Rubem Berta, no Globo Online:
(…)
Sininho acumula fichas na polícia desde o início das manifestações, em junho do ano passado. A última delas aconteceu em 19 de janeiro, quando foi levada à 5ª DP (Mem de Sá) sob acusação de ter chamado de “macaco” um policial militar durante discussão na Lapa. Antes desse episódio, onde acabou indiciada por desacato e foi liberada, Sininho já havia sido presa outras duas vezes por formação de quadrilha.
A ativista é natural de Porto Alegre e afirmou, ao ser presa em 2013, que não trabalhava. Mesmo assim tem dois endereços no Rio: um em Copacabana e outro no Rio Comprido. A Polícia Civil também descobriu que a ativista possui duas carteiras de identidade, com números diferentes.
O cinegrafista Santiago Andrade, de 49 anos, teve morte cerebral anunciada nesta segunda-feira. Ele foi atingido na última quinta-feira por um rojão lançado por manifestantes durante um protesto no Centro. Foi o primeiro caso de morte entre jornalistas atacados durante os protestos que, desde junho de 2013, acontecem no Rio e em outras cidades do país.
quarta-feira, 5 de março de 2014
HEPATITE C
A hepatite C é uma doença infecciosa do fígado que pode causar sintomas miseráveis, incluindo fadiga, falta de apetite, dor abdominal, náuseas e vômitos. Causada por um vírus, a hepatite C afeta cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Somente nos EUA, de um a dois por cento da população está infectada. Esta doença infecciosa não somente pode causar cicatrizes no fígado, cirrose e eventualmente insuficiência hepática, [...]
FACEBOOK ENTRAR RÁPIDO AGORA - FAÇA LOGIN RÁPIDO NO FACEBOOK
Facebook Entrar Rápido Agora - Saiba que para entrar e ter acesso mais rápido ao Facebook, da próxima vez que acessar www.facebook.com Entrar, depois de digitar seu e-mail e senha, clique na opção...
Veja o restante do artigo acessando o site....
Veja o restante do artigo acessando o site.... OLX ACRE CARROS, MOTOS E IMÓVEIS À VENDA
Anunciar no OLX está sendo a melhor forma de vender tudo aquilo que você tem em casa e não usa mais. E não importa o que seja, podendo ser uma roupa, esteira, instrumento musica, enfim, se você tem...
Veja o restante do artigo acessando o site....
DETRAN PI IPVA 2014 | TABELA DE PAGAMENTO PARA PAGAR OS VALORES DO IPVA 2014 Posted: 04 Mar 2014 12:37 PM PST
O IPVA deve é pago todos os anos por milhares de proprietários de veículo, em todo o país. O valor do imposto sofre uma variação dependo do tipo de veículo e o modelo que a pessoa tiver. Além disso,...
Veja o restante do artigo acessando o site....
Assinar:
Postagens (Atom)