quinta-feira, 12 de abril de 2012

VOCE SENTE DOR NA COLUNA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial já teve ou vai ter alguma dor na coluna e na maioria das vezes, as causas estão associadas à falta de preparo físico para realizar as atividades do dia a dia.
Dor nas costas é mais comum do que se pensa. É preciso pouco tempo nas ruas para registrarmos flagrantes de verdadeiras torturas à coluna. Carregar peso de qualquer maneira parece um costume que não tem idade.
A posição de "sentado" é a pior para a coluna, de acordo com o ortopedista, Rubens Rodrigues. E na hora de abaixar, a postura errada também pode causar problemas depois. As mais diversas profissões têm em comum a necessidade de preparo físico.
“A principal causa de dor nas costas que as pessoas, hoje em dia, estão acometidas é uma insuficiência músculo-cápsula ligamentar. Isto é, despreparo físico para enfrentar o seu dia a dia no seu trabalho", explicou o ortopedista.
E na hora de carregar peso? O carrinho é a melhor saída para evitar a dor de coluna depois.
O médico faz um alerta: "O que a gente vê são as pessoas transportando, não só de uma forma errada, mas quando começa a ter desconforto as pessoas continuam a transportar o peso". E explica que, nessas condições, a pessoa deve "transportar da forma mais confortável possível, interrompendo naqueles momentos em que se começa a ter dor muscular. Dá um descanso, uma pausa e então continua o transporte, embora não seja o ideal".
Durante os inevitáveis congestionamentos, quando o motorista fica na pior posição para a coluna: sentado, algumas dicas simples podem aliviar o desconforto.
“Podemos, com uma bolinha de borracha, fazer exercícios para as mãos (apertando na mão direita e na esquerda), e outra coisa que se pode utilizar é colocar a palma da mão na testa e forçar a cabeça para frente (...) isso vai melhorando as condições da cintura pra cima", disse doutor Rubens.
Os especialistas lembram que se a dor persistir, mesmo depois da atividade física regular, é preciso procurar um médico para fazer um diagnóstico mais preciso.

Um comentário:

CARLOS JACQUES disse...

A QUALQUER DOR NA COLUNA, OU OUTRA DOR QUE ESTEJA TENDO DESCONFORTO,
PROCURE 1 MÉDICO,IMEDIATAMENTE....