O lar não será mais o mesmo. Nem o real, nem o virtual. Porque, afinal, tudo na vida muda. As palavras, os fatos, os atos, os sonhos (daqueles de guardar no travesseiro ou daqueles da padaria da esquina), a cama, a mesa, o banho, a companhia, os livros, os desejos e anseios.
domingo, 2 de fevereiro de 2014
SIGNIFICADO DA PALAVRA OM
Desenvolvido por Ricardo Venturaricardo.ventura777@hotmail.com
O Significado do símbolo Om
Om é uma palavra muito bonita de uma sílaba. Na Kathopanishad é dito:
sarve veda yatpadamamananti tapamsi sarvani ca yadvadanti
yadicchanto brahmacarya caranti tatte padam sagrahena bravimyomityetat
Os Vedas falam sobre aquele objetivo: para conhecê-lo as pessoas entregam-se a uma vida de estudo e disciplina. Aquele, eu lhes direi resumidamente. Aquele é Om." Então, desejando isto, as pessoas entregam-se a uma vida estudiosa, contemplativa e disciplinada, sacrificando muito. E o que é isto? Om. Você não pode ser mais sucinto.
Significado lingüístico
Em sânscrito, o significado de Om é avati ou rakshati. Rakshati significa "aquilo que protege, sustenta". Portanto, aquilo que sustenta tudo é Om e o que sustenta tudo é o que nós podemos ver como a ordem. Podemos ir mais adiante; esta ordem é a realidade de tudo. A própria ordem é uma realidade. E então, a essência da própria ordem é Om. Isto significa que Om é o nome do Senhor que permeia o seu ser, que preserva tudo no mundo na forma de niyati, a forma da ordem que sustenta. Vamos ver como.
Quando dizemos que a ordem está por trás de tudo, isto não quer dizer "atrás" de alguma coisa que está aqui. É a própria coisa. Isto é um copo. O que o faz um copo? Qual é o material do copo? Por que ele aparece nessa forma particular? Por que ele não tem outra forma? Por que este material, aço inoxidável não enferruja? Por que outro aço enferruja - aquele que é ferro-gusa? Isto tudo é ordem e esta forma é conservada pela ordem. É a ordem que faz uma coisa como ela é. O fato de cadeira ser cadeira é por causa da ordem. Tudo que está aqui é permeado por esta ordem. Esta ordem é Íshvara.
O que você vê é o objeto e o fato de você poder ver é a ordem. No próprio objeto há ordem, por isso você não está buscando "atrás" do objeto para encontrar a ordem. Hoje isto é copo de aço, amanhã você poderá chamá-lo um copo de aço, portanto isso está em ordem. Se amanhã não for copo de aço, ainda assim estará em ordem. Isto também é visto. Hoje vemos a forma de uma flor, amanhã nós descobriremos que a flor se foi e há um fruto, isto também é ordem. Ordem significa a maneira como as coisas são como são. Tudo o que existe é mantido pela ordem chamada niyati. Este niyati é Ishvara, o Senhor.
sarvam omkarah eva yadbhutam yadbhavishyatam
"O que aconteceu antes, o que existe agora e o que existirá mais tarde - tudo isso é Om".
O ensinamento aqui é conectar aquele significado a esta palavra. Se o significado está em minha cabeça, quando levo esta visão para você, há então a transação total ou comunicação. Isto é ensinamento.
Uma palavra ou objeto, abhidhanam e seu significado abhidheyam são uma única e mesma coisa.
Quando eu peço a você para trazer um pote, você não escreve "P - O - T - E" e traz para mim. O nome e o objeto são idênticos, no sentido de que você não pode pensar na palavra sem pensar no significado. Se você não conhece o significado, então não é uma palavra - ela torna-se somente um grupo de sons. Um vez que você saiba que para este grupo de sons existe este significado, então, sem pensar no significado, você não consegue pensar na palavra.
Assim, Om é um nome do Senhor e o que Ele significa, a verdade do Senhor. Om não é, como se diz, o som primordial. Isto é uma tolice. Om é o nome do Senhor que é tudo. Quando eu digo a palavra Om, você vê o significado.
Significado vêdico do Om
Om é também usado como um símbolo (pratika em sânscrito) para tudo, o universo inteiro, porque Om sustenta tudo. O universo inteiro significa não somente o universo físico, mas também a experiência dele. Este é o significado que os Vedas depositam neste símbolo.
Sendo uma tradição oral, os Vedas explicam Om como feito de três partes. São partes fonéticas deste som Om e cada uma dessas partes carrega um certo significado. Isto é chamado superimposição, adhyasa. Você superimpõe um significado sobre estes sons.
No OM, há "A", há "U", há "M". "A" é uma vogal, "U" é uma vogal, "M" é a consoante. Então este "A" mais "U" mais "M" juntos tornam-se "OM". "A" mais "U" tornam-se "O", um ditongo. Se você percebe como "A" e "U" são pronunciados, como uma combinação no sthana, o local de onde o som vem, então você verá que "A" mais "U" só pode ser "O". E com "M" no final, ele se torna "OM".
O vocábulo "A" representa todo o mundo físico de sua experiência. O experienciador, a experiência e o experienciado, todos três são cobertos pelo som "A". Quando você está acordado você está ciente de seu corpo físico e deste mundo físico - conhecido e desconhecido. Você está também ciente da experiência do mundo físico. Ao mesmo tempo você está ciente do experimentador - que é você. Todos estes três dos quais você está ciente são "A".
O vocábulo "U" é o mundo de pensamento que é distintamente experienciado como diferente do mundo físico. Um mundo de pensamento, que é distintamente experienciado, como seu sonho, como sua imaginação e como abstrato ou sutil, sukshma, é representado por "U". O mundo de pensamento, o objeto do mundo de pensamento e sua experiência são o significado do som "U".
Em seguida há "M". Ele representa a experiência que você tem no sono profundo, a condição não manifesta. O que existiu antes e depois da criação é o significado do som "M".
Então, aquele que dorme e a experiência do sono, o sonhador e a experiência do sonho, o acordado e a experiência do acordado, todos estes três constituem o que nós chamamos como tudo o que existe. Todos estes três juntos representam Om. Om é completo:
vidim aviditam sarvam oàkarah
Nós vimos que o que existiu antes, o que existe agora e o que existirá mais tarde, tudo é OM. Igualmente, tudo que é desconhecido, o que é experienciado, a experiência e o experienciador é também OM. Isto é o Senhor, Bhagavan ou Ishvara.
Significado não lingüístico do Om
Todo o jagat, o mundo manifestado, é visto como um, mas nós podemos dizer, diversamente, que ele tem muitas formas. Você pode olhar cada uma delas como uma coisa, mas se você olhá-las diferentemente, descobrirá que é uma combinação de outras coisas. Cada uma tem uma forma, para a qual damos um nome.
Mesmo este corpo físico é um, mas diversamente, ele tem variadas formas. Nós temos duas mãos, duas pernas e em cada parte há muitas células. As células são diferentes também. Se nós tomamos as células, há muitos tipos delas: células do fígado, células do cérebro, etc. Além disso há componentes da célula, DNA, etc.
Portanto, você descobre que vai continuamente usando novas palavras porque há diferentes formas dentro de cada forma. Todos os nomes e formas não estão separados do Senhor. Mas, eu desejo dar um nome para o Senhor; assim, eu posso relacionar-me com Ele ou ver seu significado e então comunicar-me com Ele.
Então, que nome eu deveria dar - um nome que incluísse todas as formas? Quando eu digo "pote", não é "cadeira", não é "mesa", não é "árvore", nem "tapete"; "pote" é somente pote. Mas o Senhor é pote, cadeira, mesa, tapete .... tudo, Então o que eu devo fazer? Nós temos que recitar o dicionário inteiro!
Mas isto não é suficiente. Você tem que fazê-lo em cada idioma! Cada idioma, cada dialeto, tem seus próprios nomes e formas. Há uma quantidade de objetos no mundo que não são ainda conhecidos e nós continuamos inventando novos fatos para os quais nós descobrimos novos nomes.
Quando você vai ao idioma sânscrito há um outro problema. O dicionário é uma apologia ao idioma sânscrito. Dicionário no idioma sânscrito não é em absoluto um dicionário, porque o idioma sânscrito é cheio de palavras compostas e você pode fazer palavras compostas o tempo todo e quando você faz uma composição, ela é uma palavra que é válida mas não está no dicionário. Então, em sânscrito não pode haver um dicionário completo e abrangente. As possibilidades das palavras são infinitas.
Lingüisticamente, dar um nome ao Senhor - que é todos os nomes e formas - é uma tarefa impossível. Portanto, nós abandonamos os idiomas . Assim, nós temos outra explicação para o OM, que não é lingüística. Não olhe para ele como uma palavra. Olhe para ele como algo que é puramente fonético.
Todos os nomes são somente palavras. Todas as palavras são somente letras e todas as letras são somente sons. Letras e alfabeto também diferem. Em inglês você tem de "A" a "Z"; em latim começa com "Alpha" e termina com "Omega"; em Sânscrito ele vai do "A" ao "H".
Descobrimos que as letras são específicas para cada idioma. Portanto, vamos além das letras onde todas as particularidades dos idiomas são ultrapassadas.
Além das letras, um nome se torna um grupo de sons. O francês, o árabe, o membro de uma tribo africana, um erudito em sânscrito ou um brahmin de Boston, todos emitem alguns sons.
Especificamente, quando não conheço a língua escuto somente sons. Em cada idioma, certos sons se repetem, o que constitui a característica única daquele idioma. Mas, se um francês ou um indiano ou qualquer pessoa abrisse a sua boca para fazer um som, o que seria?
Quando você abre sua boca e faz um som, o som que é produzido é A. Se você fecha sua boca e faz um som, esse som é M. Você não produz nenhum outro som posteriormente. Todos os outros sons estão entre os sons A e M, sejam eles consoantes ou vogais. Entretanto, há um som que pode representar todos os outros sons, no sentido de completar todos os sons, você o faz arredondando seus lábios. Ele é U. Agora posso combinar esses três sons que representam todos os sons: A + U + M e fazer uma única palavra que se tornará Om, o nome do Senhor. Uma vez que você diz Om, você diz tudo.
Quando você conhece o significado, Om torna-se o nome do Senhor para você. Então você pode chamá-lo, invocá-lo e orar para Ele. É por isto que muitas preces, cânticos e mantras começam com Om.
Publicado originalmente na edição de março/abril de 1999 do Informativo Vidya Mandir, do Vidyamandir - Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito, Rio de Janeiro, e digitado por Cristiano Bezerr
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
VENCER O CALOR COM AR CONDIONADO EXIGE CUIDADOS.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
NA SIRIA NÃO HA SESSAR FOGO
O Governo de Bashar Al-Assad está a fazer gestos de boa vontade nas vésperas da segunda conferência internacional sobre a paz na Síria, marcada para 22 de Janeiro. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Walid al-Moualem, disse nesta sexta-feira que entregou à Rússia um plano de cessar-fogo para a cidade de Alepo e que está pronto a trocar prisioneiros com a oposição que desde 2011 tenta derrubar o regime de Damasco.
“Espero que este plano tenha sucesso, se todas as partes cumprirem com as suas obrigações”, disse Moualem,citado pela AFP em Moscovo, onde se reuniu com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
Sabe-se pouco deste plano, mas o jornal americano The New York Times falava num cessar-fogo acompanhado de entrega de alimentos em troca da entrega das armas pesadas na posse dos rebeldes e do hastear da bandeira síria nos edifícios governamentais de Alepo, devidamente filmadas pelos media estatais.
O jornal citava rebeldes e residentes em Alepo dizendo que há muita desconfiança sobre este plano, pois vêem nele um padrão usado pelo regime de Damasco: usar um cessar-fogo para encobrir uma operação futura, que dê ao exército de Assad uma vitória que não conseguiria de outra forma.
Lavrov tem sido um dos eixos das movimentações diplomáticas que visam criar um clima de confiança entre as duas principais partes nesta guerra civil — oposição e Governo —, que leve a um processo de pacificação e à entrada e circulação segura de ajuda humanitária na Síria. A primeira ronda de negociações decorreu em Genebra e a segunda, Genebra II, será na cidade suíça de Montreaux.
“Gostariamos que [este plano] servisse de exemplo para outras cidades”, disse o ministro sírio sobre o projecto de cessar-fogo para Alepo, uma cidade que já foi o grande centro económico da Síria e é agora o centro dos combates mais violentos.
Na quinta-feira, Lavrov reuniu em Moscovo os ministros dos Negócios Estrangeiros sírio e iraniano, Mohamad Yavad Zarif — a Rússia mantém que a participação do Irão nas negociações é vital. O russo sublinhou que, apesar deste encontro, “não há um projecto tripartido para a Síria”. “Não há aqui uma agenda escondida”, disse.
Teerão quer participar na conferência promovida pela Rússia e pelos Estados Unidos, mas não recebeu ainda o convite oficial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Se nos convidarem, participaremos; se não, não iremos”, disse Zarif. A Arábia Saudita já recebeu esse convite.
“Ninguém se deixará enganar”
Parte considerada essencial nesta conferência é a oposição, que não tomou ainda uma decisão sobre a sua ida a Montreaux no dia 22. Em Istambul, na Turquia, a Coligação da oposição síria no exílio iniciou esta sexta-feira uma derradeira reunião para decidir se participa ou não na conferência da ONU. O encontro à porta fechada prometia arrastar-se noite dentro.
"Tomar uma decisão sobre a nossa participação não é fácil" avisou Munzer Aqbiq, conselheiro do presidente da Coligação Ahmad Jarba. "O direito, a justiça, o bem e o mal estão perfeitamente identificados no dossier sírio, por isso para nós fazer compromissos será muito doloroso".
A estes, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, garantiu que o mundo não se deixará “enganar” pelo regime sírio e voltou a insistir que o objectivo da conferência da ONU é iniciar uma transição política no país.
“Ninguém se deixará enganar”, disse Kerry em Washington, confrontado pelos jornalista a propósito de uma carta da diplomacia de Damasco enviada à ONU, em que o regime de Assad avisava que, no seu entender, o objectivo da conferência na Suíça era lutar contra “o terrorismo” e não falar de “transição política”
Kerry acusou o regime sírio de “revisionismo” ao tentar desviar-se do objectivo traçado pela comunidade internacional. Damasco pode “protestar e deformar as coisas, mas o essencial é que vamos para Genebra II para aplicar Genebra I [avançar com a transição política na Síria] e se Assad não fizer isso, ele abre a porta a uma resposta mais forte”, disse o secretário de Estado, repetindo que Washington dispõe de várias “opções” em relação ao conflito sírio.
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Aleximandros
Setúbal
17/01/2014 19:14
“Ninguém se deixará enganar” Durante dois anos a dita "oposição síria" andou a enganar meio-mundo encobertos de "combatentes da liberdade e da democracia", com grande apanágio dos média dos EUA e UE e de muitos bons demo-cratas e vira-latas de todas as espécies... Agora, após terem destruido mais de metade do Pais ainda "têm medo de ser enganados"? Haja vergonha!
Responder
Carlos Humberto Carvalho
17/01/2014 20:29
Concordo plenamente com você, e vou te dizer uma coisa, tenho um enorme receio da volta desses terroristas mercenários a Europa pois muita coisa ruim pode vim acontecer no nosso lindo continente com a volta desses muçulmanos terroristas.
Master
17/01/2014 15:20
Ólha prós amiguinhos! Como podem estar a celebrar quando a síria está destruída? Estão a celebrar o quê? O cúmulo da estupidez talvez?
Responder
Carlos Humberto Carvalho
17/01/2014 20:24
Estão a celebrar talvez o fim do banho de sangue que seus amados Yankes e Sionistas patrocinam na Síria. Podem também estar a celebrar a derrota do complô que a sua amada Israel e seu amado EUA arquitetaram para a Síria.
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poder do mamão
mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos que é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas, verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro:
é altamente digestivo (cada grama de papaína – fermento solúvel contido no fruto – digere 200g de proteína)
tem mais vitamina C que a laranja e o limão;
contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo;
é diurético, emoliente, laxante e refrescante;
cura prisão de ventre crônica;
comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago
é eficaz contra a diabete, asma e icterícia
bom depurativo do sangue
não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a cútis áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois - além disso - serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros..Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
Então... o que você está esperando para plantar e colher os seus?
Leia mais: Mamão, um tesouro ao seu alcance http://www.pousadajardimdoeden.com.br/mensagens/cantinho_das_plantas/mamao_tesouro.php#ixzz2rLsZ85tv
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
RAIOS ULTRAVIOLETAS DO SOL
Durate toda essa semana até a próxima terça-feira, Paulínia deverá registrar índices extremos de radiação ultravioleta. Conforme divulgou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CEPTEC).
Numa escala que vai até 16, o Instituto prevê que a cidade irá atingir índices entre 13 e 14 nos próximos dias. Sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a radiação tolerável para o homem varia de 2 a 5. A radiação ultravioleta em excesso é prejudicial à pele e aos olhos.
O INPE recomenda evitar o sol do meio-dia, permanecer na sombra e se precisar estar no sol, usar protetor solar, camiseta e boné.
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
bolsa de sangue
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